Santa Rita de Jacutinga MG Cidade Das Cachoeiras Boqueirão da Mira
Santa Rita de Jacutinga MG Cidade Das Cachoeiras
Santa Rita de Jacutinga MG a Cidade Das Cachoeiras. Boia Cross no Rio Preto.
Santa Rita de Jacutinga MG Cidade Das Cachoeiras Boqueirão da Mira
GUIA GIL CUNHA
Nascido em 1985, Gil Cunha iniciou seus primeiros contatos com o mercado do turismo quando em 1990, seus pais Geraldo Alberto e Marilene inauguraram a “Pousada O Meu Canto” em Santa Rita de Jacutinga MG, pioneira em Ecoturismo na região e no Brasil.
Durante muitos anos acompanhando o Pai, desbravador de grande parte das trilhas para as cachoeiras da cidade e guia da Pousada, Gil tomou gosto pela profissão, atuou como guia local na adolescência e tornou-se Guia Nacional e Sul-americano da Embratur em 2003.
Ficou um pouco afastado da área e de Santa Rita durante os anos em que se formou Bacharel em Administração de Empresas pela UGB em Volta Redonda RJ e durante mais alguns anos no Rio de Janeiro, período que atuou em diversos segmentos, Financeiro, Moda, Eventos, etc.
Em 2012 retornou para Santa Rita e aos poucos foi assumindo os negócios da família e colocando em prática algumas de suas idéias para alavancar a Pousada e o Turismo na cidade, muito do que viu em suas viagens por outras cidades turísticas.
Os serviços de Guia, antes exclusivos para os clientes da Pousada, passaram a ser oferecidos a todos os visitantes da Cidade, com parcerias e treinamento de novos condutores para sua equipe.
Ainda em 2012 passou a oferecer em seu portifólio de serviços, esportes de aventura, o Boia Cross e a Canoagem. Logo veio a criação de um novo negócio, o “Ilha Parque de Aventuras”. Espaço dedicado a prática de esportes de aventura, que conta também com o Rafting, desde 2014. O local já é uma referência na área do Turismo de Aventura, com trilhas e áreas de lazer para os clientes em meio à natureza.
Possui desde 2011 uma página no Facebook com dicas de atrativos, serviços e eventos em Santa Rita, que o tornou muito conhecido em toda região, com postagens diárias e com uma visão comercial diferenciada e inovadora.
Com a criação do portal "santaritadejacutinga.tur.br", aliado ao seu conteúdo nas redes sociais em 5 páginas sobre turismo, conseguiu aumentar consideravelmente o fluxo de turistas e colocando de vez o nome de Santa Rita como um Destino de Turismo no Brasil.
Esta sempre presente nas principais feiras e eventos de Turismo no Brasil, apresentando a cidade e os seus serviços. Conseguiu ainda mais acesso ao meio do Turismo quando se associou a ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), referência Internacional quando o assunto é Vida ao Ar Livre, representando, qualificando e promovendo o Ecoturismo e Turismo de Aventura como atividades divertidas, saudáveis, sustentáveis e seguras.
Durante muito tempo acreditou que através do Poder Público, com suas políticas e investimentos, o Turismo se tornaria a principal fonte de renda e o motor da economia de Santa Rita. Infelizmente, até o momento, não houve por parte dos governantes locais uma predisposição em realizar investimentos na área.
Diante desse desafio, em 2013 Gil Cunha concluiu o Empretec, um Seminário de Empreendedorismo da ONU aplicado no Brasil em parceria com o Sebrae, onde pode vislumbrar um novo caminho para o desenvolvimento do turismo, com iniciativas partindo da Iniciativa Privada.
Desde então assumiu a gestão da Pousada O Meu Canto, do Ilha Parque de Aventuras, ampliou os seus passeios guiados com novos guias, novos formatos de roteiros, parcerias com Restaurantes Rurais, Pesqueiros e proprietários de atrativos.
No Carnaval de 2015 lançou uma “Central de Passeios”, ao lado da Pousada O Meu Canto, onde com seus passeios oferece novas experiências aos clientes, valorizando a interação consciente com a natureza, o resgate histórico e vivência rural, além de muita adrenalina nos esportes de aventura.
Ainda em 2015 se associou a “Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade”, uma Central de Negócios do Sebrae, projeto do Circuito Serras de Ibitipoca, que tem como princípio o fortalecimento e a divulgação do turismo na região. Desde 25 de Outubro de 2016, exerce a função de Presidente da Rede.
A Rede constitui um exemplo de cooperativismo em busca do objetivo comum entre todos os envolvidos, aprimorando-se tanto na qualidade da oferta de produtos quanto na prestação de serviços turísticos, além da busca pela competitividade do destino Serra de Ibitipoca no cenário turístico nacional e internacional. Tem por meta o fortalecimento político institucional do setor privado, a fim de aumentar o poder de barganha na aquisição de suprimentos, promoção e comercialização do destino e autossustentabilidade das empresas irmãs.
A Rede Ibitipoca vem para criar uma nova concepção de relação entre empreendimentos, empreendedores, clientes e poder público, buscando sempre a parceria, a qualidade e o crescimento sustentável da atividade turística local e regional. O grupo “Rede Ibitipoca” busca, acima de tudo, a superação das expectativas dos clientes com relação aos serviços setoriais do turismo, necessários às boas experiências de viagens, que certamente serão guardadas na memória dos visitantes.
Atualmente é o projeto que Gil dedica a maior parte de seu tempo, pois acredita fielmente que através da Cooperação e do Associatismo, que os melhores resultados podem ser obtidos. Sempre na certeza de que “Juntos Somos + Fortes".