Igrejinha do Alto
Um lindo pôr do Sol com vista para cidade e as montanhas. Tudo sob as bençãos do Padrinho Vigário!
“No topo da montanha a poética ermida assenta-se com suas torres apontando para o infinito e velando pela paz e fraternidade da cidade.”
(Laudelina Marinho Nogueira – D. Nina)
O santuário de Nossa Senhora Aparecida do monte Calvário está situado no alto do Monte Calvário. Seu caminho em ziguezague tem 1.040 metros de extensão e é pontuado por 14 pequenas capelas que remetem as 14 estações da Via Sacra.
Sua construção foi idealizada pelo Padrinho Vigário com o objetivo de que ali fossem depositadas as doações para a construção e manutenção da Santa Casa de Misericórdia.
Erguida com a ajuda dos moradores e fiéis, a primeira capela foi inaugurada em 26 de julho de 1912. Em 07 de agosto de 1949 um incêndio destruiu a capela. Durante o incêndio apenas uma das paredes da capela permaneceu intacta, a parece onde estava uma pintura do Monsenhor Marciano. A Atual construção foi inaugurada em 30 de abril de 1950 e reformada em 2003 com a ajuda dos moradores e devotos de Nossa Senhora Aparecida.
A Igrejinha do Alto, assim carinhosamente chamada pelos santarritenses, é palco de uma das mais lindas demonstrações de fé do seu povo. Anualmente no dia 1° de maio, há uma procissão rumo ao monte Calvário onde os fiéis, em procissão, descem trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora Aparecida que lá permanece durante todo o ano, dando início a tradicional Festa de Maio em homenagem a padroeira da Cidade.
Um dos melhores pontos da cidade para apreciar a paisagem, o Monte Calvário é um verdadeiro mirante, uma vista de quase toda a cidade num ângulo visão de 180 graus e cerca de 800 metros de altitude.
Ao amanhecer podemos ver o sol sair preguiçoso de trás das montanhas e nuvens e trazendo consigo um belo dia, perfeito para curtir um dia cheio de aventuras na Cidade das Cachoeiras.
Ao entardecer a natureza nos brinda com um maravilhoso pôr-do-sol onde podemos ver o sol desaparecer pelas encostas do Morro do Batalhão (Também conhecido como Morro do elefante, pois sua silhueta forma a imagem de elefantes).
A dica para esse passeio é curtir sem pressa toda a beleza que a região possui!
Fonte: NOGUEIRA. Laudelina Marinho, A cidade das Cachoeiras: Santa Rita de Jacutinga e sua história. 3.ed. rev. e ampliada. (Santa Rita de Jacutinga, edição particular, 2005).