top of page

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia

Bela e imponente! Em seu redor inicio-se a povoação da Cidade.

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia

 

A religiosidade é uma característica forte da população santarritense. Localizada em um dos pontos centrais da cidade, a Igreja Matriz da Paróquia de Santa Rita de Jacutinga é uma bela construção, que se destaca da paisagem ao seu redor como símbolo imponente da fé de seu povo.

 

O local onde hoje está a igreja matriz, foi doado por Antônio Francisco de Mendonça e sua esposa Maria Vitória Ribeiro por volta do ano de 1832, então ergueu-se uma capela em homenagem a Santa Rita de Cássia, que com o passar do tempo a capela se tornou pequena para receber os fiéis que vinham agradecer ou pedir graças à santa.

 

Com a necessidade de ampliação do pequeno templo, as famílias fundadoras do povoado fizeram doações de terras à paróquia para que esta recebesse uma capela-mor digna de sua santa padroeira.

 

Em 1835 as famílias Gomes e Caetano obtiveram autorização para a construção da capela–mor. Em paralelo, o Comendador Francisco Teresiano Fortes (fundador da Fazenda Santa Clara) que havia feito uma promessa de erguer uma igreja na região, trouxe para o local grande quantidade de pedreiros, carpinteiros e materiais para construção, mas, não houve um consenso em relação ao local de construção da capela-mor.

 

O Comendador queria que a capela fosse construída voltada para o norte, local onde já era o cemitério local, oferecendo indenização aos serviços que haviam sido realizados, mas não teve sua vontade atendida. Diante disso partiu com seus ajudantes (sendo a maioria deles seus escravos) para Rio Preto, onde lá ergueu a Matriz, cujo Padroeiro é Nosso Senhor dos Passos.

 

Já nos Anos 50, a capela não comportava mais a população santarritense e o inúmero contingente de fiéis que a visitavam com freqüência. Logo o Padre Francisco José Machado Filho (Padre Machado) juntamente com seus paroquianos promoveu a construção da atual igreja.

 

Em 2 de julho de 1951 teve início a demolição do prédio antigo dando espaço à nova obra. Em proporção à grandiosidade da construção, não demorou muito tempo para que a cidade tivesse sua tão sonhada Igreja Matriz, em 17 de julho de 1956 estava inaugurada a nova Matriz.

 

O interior da Igreja emociona por sua beleza e grandiosidade. Inspirada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, a igreja possui linhas arquitetônicas imponentes e também possui belíssimos afrescos em seu interior, que encantam por meio das suas cores e formas feitas diretamente na parede sobre o reboco – obra do pintor italiano Victorio Goretti. O artista era primo de Santa Maria Goretti, a jovem mártir canonizada pelo papa Pio XII em 1950.

 

Outro destaque do templo está nos ladrilhos hidráulicos, formando vários tipos de tapetes. Seu interior abundante e naturalmente iluminado é um ótimo local para meditar, aproveitando o clima calmo e silencioso recarregando as energias para desfrutar de muitas aventuras na Cidade das Cachoeiras.

 

 

Fonte: NOGUEIRA. Laudelina Marinho, A cidade das Cachoeiras: Santa Rita de Jacutinga e sua história. 3.ed. rev. e ampliada. (Santa Rita de Jacutinga, edição particular, 2005).

 

 

Não deixe de visitar
 
A visita a Igreja Matriz faz parte do Roteiro City Tour, mas também pode ser visitada a qualquer momento, procurando a Casa Paroquial.
GALERIA DE FOTOS
bottom of page